quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Conheça melhor vinho e $eja feliz!

Você não precisa gastar muito para beber um bom vinho

Na sexta-feira fui a uma reuniãozinha de amigos e, como estava frio, a pedida era um vinho. Um desses amigos desembolsou uma grana razoável para fazer bonito com o vinho mas não se atentou a escolha dele. Se você já passou da fase Cantina da Serra e Sangue de Boi, aqui vão umas dicas valiosas para acertar na hora de comprar o vinho e, o mais importante, gastando no máximo R$ 20,00.

Regras gerais:

- Fuja dos famosos vinhos tintos de mesa. Eles não prestam para beber! A função deles é unicamente temperar carne.

- Outro vinho bastante comum é o doce. Esses são enjoativos e não se iludam achando que será mais fácil beber este tipo de vinho porque é docinho. Muito mais lógico você enjoar do sabor na segunda taça.

Agora que você já sabe o que não fazer, vamos a outras dicas que podem te situar melhor. Os vinhos chilenos e os brasileiros do Rio Grande do Sul e do Vale do São Francisco costumam ser saborosos. Não se apegue a marcas e sim na escolha da uva. No caso do vinho tinto as mais encontradas são a Carmènere, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinnot Noir e Tannat. Existem várias outras, você pode aprender mais sobre o assunto aqui.

Com essas informações em mente, você terá que experimentar para descobrir qual agrada mais ao seu paladar. Particularmente gosto muito dos vinhos chilenos, em especial os Carmènere e Merlot. Lembre-se de que se for misturar dois tipos de vinhos diferentes tome um copo d'água entre um e outro para limpar o paladar.

Se o vinho acompanhar uma refeição, ainda vale o básico: tinto com carnes e massas e o branco com peixes e aves. Se você é fã de petiscos, vinho tinto vai muito bem com queijos e salaminho.

Por último, mas não menos importante, vinho bom pode ser encontrado em qualquer rede de supermecados a preços módicos. O que eu levei na reuniãozinha de sexta custou R$ 14,00.

Agora que você já sabe como comprar, aproveite e boa degustação!

Postado por Amélia Sabino

Um comentário:

Aline Silpe disse...

Comentário bacana, parabéns! Concordo em tudo e ainda acrescento mais: já tive o prazer de esperimentar alguns vinho argentinos no próprio país de origem e digo com certeza: todos foram deliciosos, custavam pouco e como eles não exportam, essas delícias só podem ser apreciadas lá! Acredito que no Chile deve rolar a mesma coisa, mas como ainda não conheço, fico devendo o comentário! Ah, aproveitando a oportunidade, preciso muito entrar em contato com a Samantha Brito a respeito de uma fotos que acredito serem dela e que tenho interesse em negociar o direito de uso em um material para uma gráfica. Se puderem localizá-la, meu e-mail é alinesilpe@gmail.com. Um abraço, Aline Pereira, de Brasília.