segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Arroz-de-festa bem acompanhado!

Na língua italiana, risotto significa arroz pequeno. Reza a lenda que a receita nasceu por acidente em 1574, quando um pacote de açafrão caiu acidentalmente dentro de uma panela de arroz. Além da cor dourada, ali surgiu um sabor diferente... Desde então, o prato é presença garantida nas mesas ao redor do mundo. Bom, se essa história aconteceu ou não, a única certeza que temos é que o risoto é um dos pratos mais práticos que existem. De simples modo de preparo, é uma ótima opção para aquela visita que resolveu aparecer ao meio-dia ou para um jantar rápido...

São diversas as possibilidades que podem ser criadas para o prato. O vídeo a seguir ensina como preparar a "base do risoto". A partir daí, basta soltar a criatividade!! Vale a pena prestar bastante atenção nas dicas. A chef ensina que o arroz não deve ser lavado para evitar que a característica original dos grãos se perca. Já o caldo deve ser adicionado aos poucos, para que se chegue ao ponto certo. O fogo alto é outro segredinho importante para se obter o sabor exato.



Para aqueles que não estiverem dispostos a se aventurar na cozinha, seguem alguns restaurantes da cidade que oferecem variadas versões do prato:

Buonasera: Rua Araribóia, 253, São Francisco.
Ícaro: Rua Miguel de Frias, 106, Icaraí.
Olimpo: Estação Hidroviária Charitas, 2º piso.
Parador Bistrô: Rua Cel. Moreira Cesar, 241, Icaraí.
Spoleto: Rua Gal. Pereira da Silva, 147, Icaraí.
Verdana Grill: Av. Quintino Bocaiúva, 603, Charitas.


Postado por Raquel Thomaz.

Nenhum comentário: